Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Os deuses devem estar loucos

 

Esta obra é importante panorama de conflito cultural que pode ser auxiliar em vários tipos de abordagens em sala de aula, assim como, pode abrigar um projeto interdisciplinar em seu bojo.

Ficha Técnica

Título original: Gods Must Be Crazy, The

Ano: 1980

Tempo: 98min

País: Botswana

Produtora: CAT Films, Mimosa

Diretor: Jaime Uys

A obra “Os deuses devem estar loucos” (1980) de Jaime Uys. aborda a forma como a queda de uma garrafa de Coca-Cola, atirada de um avião, transforma a vida de uma tribo bosquímana. O estranho objeto, por ter caído do céu, é considerado a princípio um presente dos deuses e vai ganhando espaço na tribo, por possuir muitos usos. Posteriormente, graças ao seu caráter de utilidade, torna-se objeto de disputas entre os membros da tribo. É considerado, assim, algo ruim e decidem que tal objeto deve ser atirado no fim do Mundo. O responsável por livrar-se do artefato é Xi, que parte de sua tribo em busca do fim do Mundo.

Em seu percurso, Xi depara-se com diversas situações e com sociedades que absolutamente não compreende. Estão muito distantes de sua realidade cultural, bem como, estes mesmos grupos com os quais tem contato, igualmente não o entendem. Desta forma, as diferenças culturais ficam explícitas mediante o choque de Xi e a sociedade que encontra. Fato é que a compreensão de Xi não o faz entender o que realmente está acontecendo, entretanto, tem-se na obra a visão privilegiada de partilhar de ambos os lados – na medida em que o narrador explica a posição do bosquímano e da presença do personagem do tradutor.

A própria postura do tradutor, ao tentar explicar com grande dificuldade a forma de pensar do povo bosquímano, bem como a forma de pensar da nossa sociedade a Xi, revela o abismo cultural que pode existir entre os grupos sociais e sociedades. A dificuldade de comunicação, além disso, demonstra os obstáculos enfrentados no encontro entre diferentes culturas.

Se por um lado, Xi é visto como um selvagem, inocente e despreparado, em seu próprio grupo é considerado corajoso, apto e sábio. Os conceitos derivam de cada uma das sociedades, com parâmetros próprios e distintos de cada uma delas. A avaliação, portanto, decorre dos padrões comportamentais e sociais embutidos em cada uma das sociedades. A incompreensão decorre da distância cultural entre ambos grupos, bem como, da visão parcial e própria que cada um possui sobre os costumes do outro.

Imagem. Disponível em:< http://1.bp.blogspot.com/_hvYff-hDuVw/Sn7RvGXoqhI/AAAAAAAAAKU/hFlhNS7l5fQ/s320/Download+Os+Deuses+Devem+Estar+Loucos+-+Dublado.jpg>. Acesso em: 23.Out.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário