Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Ser Pessoa, Ética e Cidadania

 

Sempre foram indagações da sociedade sobre o que é ser humano, sua natureza, de que forma pode ser compreendido. A busca por respostas a estas questões fez nascer o movimento humanista ou o Humanismo que pode ser compreendido sob várias óticas:

  • Movimento histórico-literário: nascido nos séculos 13 e 14, buscava resgatar valores literários e humanos da cultura grega e romana.
  • Movimento especulativo-filosófico: buscava compreender o que é ser humano, resgatando a origem, natureza e destino da humanidade.
  • Movimento ético-sociológico: preocupa-se com o ser humano enquanto capaz de transformar o Mundo, afirmando-o como sujeito da história e medida de todas as coisas.

Todavia é importante que se saliente que o ser humano deve ser entendido como Pessoa e não reduzido a uma visão simplista e limitada de apenas uma dimensão. A somatória e união de todas as dimensões que compõem o ser humano é o que nos possibilita aproximar-se de sua essência. É a compreensão de que o humano é um ser complexo, pleno se compreendido dentro desta complexidade de suas inúmeras dimensões.

Dentro do pensamento do Humanismo Filosófico, a Pessoa Humana é composta por uma tríplice dimensão:

  • Dimensão da Consciência: o ser humano é único capaz de saber de si mesmo. Além disso, em sua experiência de dominar a natureza e a si mesmo, bem como de estabelecer uma comunhão com os demais brota o ser humano consciente.
  • Dimensão do Amor: A Pessoa é capaz de manifestar o amor, transpondo a barreira do material, do físico e ciente para o metafísico, a espiritualidade e o consciente. É ir além do indivíduo, é o ser. Também é ultrapassar o conceito de individualismo para reconhecer-se no outro e, sobretudo, em comunhão.
  • Dimensão da Liberdade: esta dimensão aproxima o ser humano, do divino, de Deus. Transcende o tempo e a história, assumindo-se uma opção fundamental de vida.

clip_image003Irmanadas estas três dimensões também é possível perceber que estas se relacionam, estabelecendo uma relação dialética. Desta maneira, a consciência só é humana se estiver imersa em amor e liberdade, bem como o amor só existe se for consciente e possuir liberdade e a própria liberdade só se concretiza mediante o amor e a consciência.

Deste modo, a Pessoa Humana é uma síntese destas dimensões, um amálgama complexo e interdependente destas dimensões. Destarte, não pode ser compreendido ou mesmo visto por apenas um ângulo, sob a ótica de apenas uma delas; já que tal pensamento levaria a um entendimento estreito de sua realidade.

A ética pode ser compreendida como um conjunto de normas que regula o comportamento humano, visando a uma melhor forma de existência humana. Um bom exemplo da ética é a exposta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, em que se sugerem atitudes e posturas humanitárias de modo que haja uma melhoria de vida de um modo geral.

Denota-se que a partir de seu próprio conceito a importância da ética na vida humana e na formação do homem. A ética se faz presente e necessária mesmo em nosso cotidiano, imprescindível para uma convivência em harmonia com o semelhante. E, desta forma, percebe-se que o conceito de ética relaciona-se grandemente com a construção da cidadania, dada a união de ambos com os direitos humanos.

Além disso, é preciso que estejamos preparados para que sejamos, enquanto humanos, instrumentos capazes de modificar positivamente a realidade e o nosso cotidiano. É conseguir desvencilhar-se de concepções que tornam os homens “coisas” na sociedade, sem levar em consideração suas reais necessidades e sentimentos, não passando, muitas vezes, de dados em estatísticas. Também é necessário que o humano atente para o fato de que, por vezes, a nossa sociedade de caráter tecnicista, aponta apenas ao valor irreal das pessoas, avaliadas apenas pelo que produzem e podem consumir. Os valores autênticos, legítimos do ser humano, tais como a solidariedade, a misericórdia, entre outros, são negligenciados em função da suposta “modernidade”.

Mesmo a ciência, enquanto capaz de levar o ser humano às facilidades e saberes proporcionados pela tecnologia, pelas novas descobertas, também possui um caráter separatista em seu bojo. É capaz de impulsionar o ser humano ao espaço, mas não o faz muitas vezes enxergar a miséria que aflige a populações inteiras em nosso próprio Mundo. Privilegia-se uma minoria, sem que se possa avaliar se realmente a ciência cumpre o papel de auxiliar o homem. A abordagem econômica acaba por superar a visão, reflexão e tentativa de resolução dos problemas sociais, ou seja, tudo e todos estão subordinados e em função do suposto crescimento econômico.

Em primeira instância, percebe-se que muitos são os problemas e que a maioria deles apresenta uma difícil solução. Entretanto, é imprescindível que o ser humano se empenhe no resgate de sua própria dignidade, de sua essência. Somos seres que vivem em relação com os pares e olvidar esta nossa característica social, é esquecer-se do que é realmente é ser um humano. Assim sendo, quando buscamos por valores elevados e verdadeiros, pela nossa essência, pela cooperação e solidariedade entre nossos semelhantes, não apenas estamos contribuindo para uma sociedade melhor, mas para nossa própria melhoria de vida.

A busca e análise dos problemas de nossa sociedade é o passo primordial, assim como a reflexão sobre estas questões. Todavia, é preciso que se tenha em mente que toda resolução neste sentido, deve levar a uma ação. Assim, de nada adianta apenas contentar-se em apontar os problemas prementes, se não existe uma predisposição para a ação, para que se concretize em uma solução. Ou seja, deve-se sair do campo meramente teórico, para que as atitudes e soluções possam existir.

É uma busca grandiosa, mas pertence a cada ser humano e situa-se não apenas nas grandes ações humanitárias, mas também em pequenos gestos. Que se possa tomar por exemplo Madre Teresa de Calcutá (1910-1997) que, ao ser abordada por um jornalista que questionava sobre seu trabalho solidário, afirmando que este era apenas uma gota d’água no oceano, disse: “Sim, mas sem essa gota o oceano seria menor”.

Parte de cada homem a busca pela plena realização coletiva, de cada lar, de cada educador, de cada estabelecimento de ensino, de cada governante. É preciso que se desenvolva nos seres humanos o conceito de ética humanitária, que inevitavelmente eira garantir a sobrevivência dos seres humanos, da concretização – por muitos considerada utópica – de uma sociedade igualitária e verdadeiramente feliz.

O importante é não permanecer acomodado, “assistindo o Mundo passar pela janela”, mas nutrir-se de esperança, de fé, de que podemos modificar aquilo que tanto nos agride, o que fere a nossa própria humanidade.

E, para que possamos nos lembrar de nosso compromisso, que nos levemos pelo poeta chileno Pablo Neruda:

É Proibido
É proibido chorar sem aprender,
Levantar-se um dia sem saber o que fazer
Ter medo de suas lembranças.[...]
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos
Não tentar compreender o que viveram juntos
Chamá-los somente quando necessita deles.
É proibido não ser você mesmo diante das pessoas,
Fingir que elas não te importam,
Ser gentil só para que se lembrem de você,
Esquecer aqueles que gostam de você.
É proibido não fazer as coisas por si mesmo,
Não crer em Deus e fazer seu destino,
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram,
Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente.
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua. [...]
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.


Pablo Neruda

É Proibido. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NTg4NTM/>. Acesso em: 19.Abr.2012.

.

E-Referências

É Proibido. Disponível em: <http://pensador.uol.com.br/frase/NTg4NTM/>. Acesso em: 19.Abr.2012.

Figuras:

Figura 1. Disponível em: < http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSPVKdDLA1IPrO_eP5W8vFZFI8eBAayOJdBss04SlobtyUPb0dxDAURpfmf.>. Acesso em: 19.Abr.2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário