Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Calvinismo e Capitalismo

 

Introdução

clip_image002

                                                      1. João Calvino

Considerada por muitos estudiosos a mais importante transição da Idade Média para a Idade Moderna, a Reforma Protestante abalou as estruturas, até então inalteráveis da Igreja Católica. As convicções católicas sofreram um grave revés mediante a ideologia protestante inaugurada por Martinho Lutero, especialmente pontuada pelo apoio da burguesia, crescente mediante o renascimento comercial e urbano.

Calvino, ou Jean Calvin (Noyon, 10 de Julho de 1509 — Genebra, 27 de Maio de 1564) foi um reformador francês e teólogo que além de herdar as idéias de Lutero, trouxe ainda idéias ainda mais inovadoras quanto à proposta religiosa. Ainda que muitos considerem sua atitude bastante contrária, ao ponto de considerarem-no “anti-luteranista”. Baseava a questão religiosa na idéia de Deus e não do homem, ou seja, no teocentrismo.

Calvino e o Capitalismo

João Calvino era, mais do que o teólogo, mas fruto de seu tempo de mudanças. Uma nova realidade social se impunha a partir do renascimento comercial e urbano e o enfraquecimento do feudalismo. Este novo panorama via a burguesia fortalecer-se e ganhar um espaço entre a sociedade.

A Igreja Católica, por outro lado, estava ainda fortemente arraigada aos conceitos medievais, havendo a proibição de práticas tais como a usura, a obtenção de lucro e diversos tipo de operações financeiras. Este fator a opunha fortemente contra a burguesia e a acumulação de capital, assim como a mesma oposição se postava em meios burgueses contra a Igreja.

Também é fato que a pressão exercida pela nobreza sobre o campesinato e os abusos cometidos pelos religiosos católicos também criara um ambiente conflituoso na sociedade da época. Os camponeses, de camada meramente oprimida passa a reivindicar uma reforma social e religiosa. A reforma religiosa teve também uma parcela de apoio, desta maneira, do campesinato.

Além disso, é preciso referenciar o papel fundamental da formação dos Estados Absolutistas nas modificações religiosas. Aliados aos burgueses, em busca de poder centralizado e movidos pelo desejo de diminuir o poderio da Igreja, incentivaram, mesmo que muitas vezes indiretamente, a Reforma Protestante.

Muitos estudiosos de ideologia marxista vinculam a Reforma à mudança de padrões econômicos, colocando-a como originária do Capitalismo. Veem a mudança galgada na luta de classes e não apenas nos interesses religiosos, mas também econômicos. Outros estudiosos, ainda, pleiteiam a idéia de que tais modificações religiosas tinham um cunho moral, oriundo do descontentamento com a Igreja, sua corrupção. Ou seja, baseada em uma crise religiosa.

João Calvino foi um dos grandes, senão o maior propagador das idéias protestantes na Europa. Na realidade, situava sua doutrina no divino, em detrimento ao humano. Impôs uma doutrina religiosa e de conduta rígida, englobando aspectos quanto ao vestuário, moral, hábitos sexuais, entre outros. Mas, é certo que, uma de suas grandes contribuições para o Capitalismo – que já se via fortalecido por vários outros fatores – é a sua idéia acerca do trabalho.

clip_image004

2. Noite de São Bartolomeu

Para os calvinistas e seu fundador, o trabalho era uma vocação divina e o sucesso que se obtinha através dele era oriundo da predestinação, de uma escolha divina. Além disso, no tocante aos lucros e dividendos obtidos através do trabalho também não eram vistos como falhas ou pecados – visão esta da Igreja. Eram, outrossim, uma benção de Deus, sinal de predestinação. Concordava e endossava, desta forma, os ideais burgueses e suas práticas. Dignificava o comerciante e sua atividade.Entretanto, ainda que não condenasse a riqueza, fato é que Calvino combateu a usura e as altas taxas de juro impostas aos menos favorecidos, bem como, era contrário à especulação financeira e à manipulação dos preços. Apoiava a acumulação de capital, mas, dava ênfase positivo à figura do pobre, acreditando que a fortuna deveria ser motivo para apoio e auxílio aos desvalidos.

Um dos grandes defensores que o Capitalismo tenha sido impulsionado pelo pensamento de Calvino e de seus seguidores foi Max Weber. Elevou o lucro obtido pelo trabalho à categoria divina e, assim, honrado. A riqueza era uma resposta divina à uma vocação bem empenhada. O estudioso também ressalta que outro fator que contribuiu para o fortalecimento do Capitalismo e sua implantação, foi a importância que Calvino deu a austeridade no comportamento. Enquanto afastada de uma vida supostamente mundana, o homem deveria centrar seus esforços apenas no trabalho – fato este que incentivava a postura econômica e capitalista.

E-Referências

João Calvino.

Disponível em:< http://www.vidaslusofonas.pt/joao_calvino.htm>. Acesso em: 19.Mai.2011.

João Calvino.

Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contra-reforma/joao-calvino.php.> Acesso em: 19.Mai.2011.

Calvinismo e Capitalismo: Qual é mesmo a sua relação?

Disponível em:< http://old.thirdmill.org/files/portuguese/70079~11_1_01_9-42-58_AM~Calvinismo_e_Capitalismo.html.> Acesso em: 03.Mai.2011.

Calvinismo e Capitalismo: Análise das Idéias de Max Weber e H.R. Trevor-Roper.

Disponível em: <http://www.artigonal.com/evangelho-artigos/calvinismo-e-capitalismo-analise-das-ideias-de-max-weber-e-hr-trevor-roper-2244441.html.> Acesso em: 19.Mai.2011.

Imagens

1.João Calvino.

Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/contra-reforma/imagens/joao-calvino.jpg>. Acesso em: 19.Mai.2011.

2. Noite de São Bartolomeu

Disponível em: <http://3.bp.blogspot.com/_Nk9_ZM-I7bg/THKaM-x_2jI/AAAAAAAAFjM/vH6Iycw8koY/s400/noite-de-sao-bartolomeu.jpg>. Acesso em: 19.Mai.2011.

3 comentários: