Este blog destina-se a ser uma fonte de pesquisa na disciplina de História, bem como indicar artigos, filmes, livros e outros aos interessados.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Filme: O Barão Vermelho

 

Este filme trata da Primeira Guerra Mundial, sob a ótica alemã e mais especificamente da história (ainda que romanceada) do ás da aviação Manfred Von Richtofen, conhecido como o Barão Vermelho. Assim, segue o resumo do filme que pode ser aplicado como importante recurso didático em sala de aula.

O Barão Vermelho

clip_image003 Original: Der Rote Baron (2008)

106 minutos.

Baseado no livro de: Joachim Castan

Diretor: Nikolai Müllerschön

Roteirista: Nikolai Müllerschön

Alemanha/Reino Unido

O filme, baseado no livro do historiador Joachim Castan, conta a história do Barão Manfred Von Richtofen, ou o Barão Vermelho. Conhecido como o maior ás da aviação na Primeira Guerra Mundial, esta obra trata da vida deste piloto, desde a sua entrada na guerra, até a sua morte.

Denota-se que, a princípio, Manfred adere à guerra de maneira relativamente inconsequente, imbuído apenas do espírito aventureiro. Como nobre – ele era verdadeiramente um barão – é convocado, após uma ligeira passagem pelo exército para a força aérea alemã, assim como seu irmão Lothar. Todavia, gradativamente, ele se destaca e passa a liderar a conhecida Jasta 11.

Entre os aviões da Jasta 11, todos pintados com cores vibrantes, tornam-se temidos entre seus adversários e a figura do avião vermelho de Richtofen vai ganhando um caráter emblemático entre os soldados alemães. Este fascínio dos soldados alemães pela figura de Richtoffen é amplamente aproveitado pelas lideranças alemãs, usando-o como forma de incentivo ao espírito combativo dos soldados.

O destino do Barão Vermelho, entretanto, transforma-se tão logo ferido, começa a presenciar de maneira mais próxima os horrores da guerra. Na realidade, nesta obra, cabe à enfermeira Käte Otersdorf a quem lhe coube cuidar-lhe advertir-lhe de que estava sendo manipulado pelo governo alemão, assim como contagiara-se pela fama. Ainda que contrário aos aspectos negativos da guerra - reflexões estas proporcionadas por Otersdorf - Richtofen retorna ao campo de batalha. Preocupava-se ostensivamente com os elementos de sua esquadrilha, bem como com seu irmão Lothar que, como integrante da esquadrilha revelava um caráter agressivo e revanchista.

O Barão Vermelho morre às vésperas de completar 26 anos, atingido pela artilharia antiaérea (ainda que a versão oficial credite tal façanha a um piloto inglês), tendo recebido das forças inglesas todo o crédito de um adversário digno, tendo sido sepultado com todas as honras de um herói.

Imagem

Figura 1. Cartaz do filme. Disponível em: < http://3.bp.blogspot.com/_Y-EttIa0zXM/TE8FVKYVgAI/AAAAAAAAIMA/QwEkrssnreE/s1600/barao-vermelho.jpg>. Acesso em: 21.Out.2012.

2 comentários:

  1. Excelente professora!Como gosto de filmes assim, pelo seu comentário, procurarei assistie...A guerra sempre traz consigo seu horror,mas ainda assim podemos encontrar inspiração e coragem em pessoas com alma de vencedores com muitas lições para nos ensinar!

    ResponderExcluir
  2. Excelente professora!Como gosto de filmes assim, pelo seu comentário, procurarei assistie...A guerra sempre traz consigo seu horror,mas ainda assim podemos encontrar inspiração e coragem em pessoas com alma de vencedores com muitas lições para nos ensinar!

    ResponderExcluir